Imposto de Renda: Cronograma Completo

O Imposto de Renda deverá ser declarado por alguns brasileiros para a Receita Federal. Você, trabalhador, sabe o que é de fato o Imposto de Renda? Hoje vamos te explicar direitinho o que é o Imposto de Renda e qual o cronograma a seguir para fazer a sua declaração.

O Que é e Quem Precisa Declarar?

Imposto de Renda 2022 é um desconto feito nos rendimentos desse trabalhador, como se fosse um acerto de contas com o Fisco. O próprio Governo Federal é quem faz o recolhimento desse imposto e determina o valor da taxa a ser descontada.

Todo trabalhador brasileiro que ganha acima de um valor mínimo estipulado pelo governo é obrigado a fazer a declaração do Imposto de Renda.

Em 2016, serão obrigados a declarar o Imposto de Renda todos os cidadãos que obtiverem rendimentos tributáveis acima de R$ 25.661,70.

Essa prestação de contas se dá por meio da Declaração de Ajuste Anual, a famosa DIRPFIRPF significa (Imposto de Renda de Pessoa Física). É muito importante o trabalhador ficar atento a todas as informações sobre essa declaração, pois existe um cronograma a ser seguido com datas pré-estabelecidas.

É preciso ter em mente que o passo mais importante é fazer a declaração do Imposto de Renda no prazo determinado pelo governo. Na internet, é possível encontrar todas as informações necessárias para se fazer essa declaração. No próprio site da Receita Federal você encontra todo o suporte necessário para calcular a sua declaração.

O Que é Restituição e Malha Fina?

Como dissemos, alguns trabalhadores são obrigados a fazer a declaração do Imposto de Renda se tiverem ganhos a mais do que a taxa mínima imposta pelo governo.

Ainda não foram divulgadas informações sobre as taxas e datas a respeito da Declaração do Imposto de Renda.

Todo começo de ano, entre os meses de março a abril, os trabalhadores precisam prestar contas à Receita Federal através da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda.

Aqueles que contribuíram mais com impostos terão direito a receber a restituição. Já aqueles que tentaram burlar contribuindo menos caem na Malha Fina sendo obrigados a pagarem mais.

O termo Malha Fina 2022 se dá pelo fato de se fazer uma filtragem de todos os contribuintes. Os que cumprirem as regras não passam por essa Malha Fina.

Imposto de Renda: Como Fazer a Declaração?

As datas para o ano de ainda não foram divulgadas, então você deverá ficar atento aqui no nosso blog para não perder nenhuma informação sobre a data que você deverá fazer a declaração do Imposto de Renda.

O processo é bem simples. Confira abaixo os passos que você deverá seguir:

  • Reúna todos os documentos que precisarão constar nessa declaração tais como documentos comprovantes de compras de algum bem como imóveis ou veículos;
  • Baixe um programa que ajuda você a fazer essa declaração, o PGD (Programa Gerador de Declaração) através do site oficial;
  • Preencha todos os seus dados e releia para se certificar que não tem nenhum erro;
  • Escolha o tipo de declaração: ela pode ser simplificada ou completa.
  • Envie sua declaração.
Previous Post Next Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *