Facebook Twitter YouTube
Home Documentação Instalando o software

Instalando o software

A Metamáquina disponibiliza uma versão de software adaptada especificamente para a nossa impressora, o Pronterface para Metamáquina. Não quer dizer que você não possa utilizar outros programas. Pode sim, mas não será tão simples quanto utilizando a nossa própria versão. Isso porque nós da Metamáquina desenvolvemos algumas rotinas especialmente para facilitar a sua vida.

Importante: as instruções que se seguem, inclusive as versões do software disponíveis, servem apenas para a Metamáquina 2. Para modelos anteriores, siga as instruções aqui.

Antes de mais nada, certifique-se de ter baixado a última versão do Pronterface na página de Downloads.

Agora, siga as instruções apropriadas para o seu sistema operacional:

Windows | GNU/Linux | MacOS

Windows

Caso esteja utilizando o Windows 7 ou anterior, ao conectar o cabo USB e em seguida ligar a sua impressora, muito provavelmente ele acusará a detecção de um novo hardware e tentará instalar um driver. Nesse momento, clique com o botão direito no link a seguir e selecione a opção “Salvar link como…”: driver para o Windows. Indique ao Windows essa pasta para procurar o driver.

Se o diálogo de instalação de dispositivo não foi exibido, você precisará instalar o driver manualmente. Para isso você deverá estar logado como administrador:

  1. Clique em Iniciar > Painel de Controle > Sistema e Segurança e em Sistema clique em Gerenciador de Dispositivos.
  2. Na lista de categorias de hardware localize a placa RAMBo e dê um duplo clique.
  3. Clique na aba Driver e, em seguida, Atualizar Driver e siga as instruções. Você deverá apontar a pasta que contém o arquivo RAMBo.inf como sendo a pasta que contém o driver.

Para instalar o driver no Windows 8, siga estas instruções.

Uma vez instalado o driver, vamos ao software de operação da Metamáquina, o Pronterface.

Baixe o arquivo .ZIP na página de Downloads e descompacte-o em uma pasta de preferência na qual você tenha acesso e permissões de escrita (normalmente o seu diretório de usuário ou a sua área de trabalho).

Entre na pasta e então dê um duplo clique no arquivo “pronterface”, como na figura abaixo, para iniciar o Pronterface.

Se uma janela abriu-se, pronto, a instalação está finalizada! Agora é só ir até o final da página e seguir os “primeiros passos” com a sua Metamáquina!

 

GNU/Linux

A princípio, o Pronterface é compatível com qualquer distribuição GNU/Linux. Certifique-se de instalar as seguintes dependências através do seu sistema de gerenciamento de pacotes ou manualmente:

  • python-urlgrabber
  • python-serial
  • python-wxgtk2.8
  • python-pyglet

Em distribuições derivadas de Debian, pode-se instalar essas dependências com o seguinte comando:

sudo apt-get install python-urlgrabber python-serial python-wxgtk2.8 python-pyglet

Após instalar as dependências, baixe o arquivo .tar.bz2 apropriado na página de Downloads e descompacte-o em uma pasta na qual você tenha acesso e permissões de escrita (normalmente o seu diretório de usuário).

Para iniciar o Pronterface, basta abrir o arquivo pronterface.py. Você pode fazer isso clicando com o botão direito, depois em “Abrir com” e escolher o seu interpretador python. Opcionalmente, você também pode executá-lo direto do terminal:

rodrigo@snowball2:~/devel/mm/Printrun$ python pronterface.py

Em algumas distribuições, você precisa de privilégios específicos para conseguir conectar-se à máquina como usuário comum. Em geral, basta estar no grupo dialout. Para fazer isso pela linha de comando, basta digitar em um terminal:

sudo usermod -aG dialout SEU_USERNAME

Caso isso não funcione, consulte a documentação da sua distribuição ou entre em contato com nossa central de suporte.

Pronto, a instalação está finalizada! Agora é só ir até o final da página e seguir os “primeiros passos” com a sua Metamáquina!

 

MacOS

Desculpe, ainda estamos trabalhando na instalação para MacOS. Aguarde novidades em breve!

 

Primeiros passos

Pronto! Agora que o software está instalado, você precisará de apenas alguns cliques para operar a sua Metamáquina.

Vamos, primeiramente, conectar à impressora. Clique em >>>PORT<<< e então >>>Connect<<<. Caso ele não consiga conectar, tente outra porta no menu de seleção Port.

Quando a Metamáquina conectar ela automaticamente irá inicar o procedimento de homing. Esse é o processo pelo qual a máquina se auto-calibra em relação aos eixos X (onde está o extrusor) e Y (onde está a plataforma de impressão). Esse processo leva alguns segundos.

Uma vez terminado o processo, a Metamáquina irá parar em sua posição de descanso, com a cabeça de extrusão centralizada.

A Metamáquina já sai de fábrica testada e com a altura do Z calibrada. No entanto, você pode repetir o processo de calibração (descrito nos próximos passos da documentação) caso queira ou sinta necessidade.

Antes de dar início à sua primeira impressão, siga o próximo passo do tutorial.