Facebook Twitter YouTube

Filamento

A Metamáquina trabalha com dois tipos de filamentos: PLA e ABS.
Recomendamos, fortemente, o uso do PLA. O PLA produz peças com uma melhor qualidade estética, apresenta menos problemas durante o processo de impressão, desgasta menos a máquina e consome menos energia. Porém, caso suas peças necessitem de uma maior resistência térmica e mecânica, vale optar pelo ABS.

Apoie o rolo em uma superfície próxima à Metamáquina 2 e libere algumas voltas de filamento.

Abra a trava de filamento puxando para cima e para trás, em um movimento circular.

 

Introduza o filamento profundamente no orifício entre o rolamento e o parafuro extrator. Note que o filamente deve entrar bem na cavidade.

Quando colocado, volte a trava para a posição original. O resusltado deve ser o seguinte:

Vamos agora testar a máquina imprimindo a peça teste.

Dicas:

Não deixe o filamento acabar, isto é, ser puxado pelo extrusor até o final do fio, pois aí fica difícil removê-lo. Quando o seu filamento estiver acabando, por segurança, troque o fio quando houver menos de 10cm restantes.

 

Tome cuidado para não utilizar um material com o perfil de temperatura de outro, pois pode carbonizar o material ou entupir o bico. O ABS trabalha na faixa dos 230ºC, e o PLA a 185ºC.

 

Ao trocar de filamento, extrude manualmente uma certa quantidade até que a cor mude por completo. Em caso de materiais diferentes, fique atento à temperatura: se for trocar de ABS para PLA, comece com o bico na temperatura do ABS, extrude material até que todo o ABS seja expelido (verifique pela cor), depois baixe a temperatura para a do PLA e continue extrudando até que o material saia uniformemente.