Facebook Twitter YouTube

Garanta já a sua Metamáquina 2!

Aproveite as vantagens da impressora 3D com o melhor custo/benefício do mercado brasileiro.

Workshop de introdução à impressão 3D – Rio de Janeiro – nova datas!

Publicado em 19 de junho de 2014

Nos dias 2 e 3 de Julho ministraremos um workshop sobre impressão 3D no Templo Coworking, no Rio de Janeiro!

Workshop Metamáquina no Templo Coworking

Em dois encontros de três horas cada, apresentaremos uma visão geral sobre as diversas tecnologias de prototipagem rápida existentes, seus princípios de funcionamento e contextualização da sua importância no cenário socioeconômico atual.

Serão abordados os fluxos de trabalho envolvidos no processo de criação de um protótipo, desde sua concepção em softwares de modelagem e design até a sua realização física. As demonstrações práticas serão feitas na Metamáquina 2.

Maiores informações: http://templocoworking.com/cursos/impressao-3d/

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn

Influência do ambiente

Publicado em 30 de novembro de 2013

O comissionamento de obras tem vital importância na produção artística. Sem ele, obras como Davi, uma das esculturas mais famosas de Michelangelo e uma das obras mais importantes do Renascimento, não seria produzida.

O objetivo de minha residência na Metamáquina é criar um escultor, uma inteligência artificial que vai receber “encomendas” de esculturas únicas que serão assinadas por ela. O que garantirá a individualidade das esculturas serão condições ambientais que não defini inicialmente.

Conversando com Juca e Talmany essa semana, discutimos a proposta do ambiente influenciar na escultura que está sendo produzida. Entre as ideias que surgiram, está a de criar esculturas que apontem em direção à principal fonte de luz, como um girassol. Uma evolução dessa ideia é que as esculturas cresçam em direção às pessoas que circularem no ambiente.

Pretendo me aprofundar nessas ideias, testando sua viabilidade e resultados possíveis, pois elas acrescentam realismo ao processo de criação do nosso escultor que, como todo artista, é influenciado pelo ambiente no qual está produzindo.

VJ pixel

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn

Residência Artística Metamáquina

Publicado em 14 de novembro de 2013

VJ pixelA Metamáquina busca estar sempre inovando, pesquisando e na linha de frente do desenvolvimento de tecnologias e suas aplicações.

Seguindo essa orientação, estamos muito felizes em anunciar o início, agora em novembro, de um programa único no país, a Residência Artística Metamáquina. Em um formato de parceria e colaboração, vamos disponibilizar espaço, infra-estrutura – incluindo máquinas e material – e mentoria para os artistas participantes do programa.

Nosso primeiro artista residente será o VJ pixel, do memeLab, que desenvolve obras multimídia que questionam a relação das pessoas com tecnologias digitais, através da utilização de tecnologias livres onde o público assume papel de autor.

Acreditamos muito na Metamáquina e no imenso potencial de suas criações, agora é com você pixel!

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn

Tutorial: reparando arquivos no Blender

Publicado em 17 de outubro de 2013

Alguns metamaquinistas tem encontrado problemas para fatiar objetos desenhados em determinados programas de modelagem 3D. O problema, em geral, reside na má formação dos sólidos por parte desses programas, como vértices duplicados ou ainda faces faltantes. Esses problemas passam despercebidos para o usuário que está visualizando o modelo na tela, mas são prontamente acusados pelo Slic3r, software que faz parte da suíte Metamáquina e que “fatia” os modelos, gerando comandos para a impressora materializá-los. Ao contrário da simples visualização, o fatiamento é sensível a esse tipo de problema.

Existem várias maneiras de reparar um arquivo 3D com problemas, e nesse post vamos apresentar uma delas, usando o software livre Blender. O Blender pode ser obtido gratuitamente aqui.

(mais…)

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn

Hands-on com Metamaquinistas – relato de 13/out/2013

Publicado em 14 de outubro de 2013

Neste domingo (13/out/2013), alguns usuários de impressoras Metamáquina 2 se encontratam durante a tarde aqui na sede da Metamáquina para uma sessão de troca de experiências, check-up geral nas máquinas e para tirar dúvidas sobre a operação adequada do equipamento.

Uma orientação importante dada durante o encontro e que vale repetir aqui é a dica de se utilizar frequentemente spray de silicone para lubrificação das barras do eixo Z, de modo a garantir seu bom funcionamento.

É importante também sempre utilizar as versões mais recentes disponíveis do Pronterface (painel de controle da impressora) e do firmware (software embarcado na placa-mãe da Metamáquina 2). Para atualizar o firmware, clique em Settings->Firmware Update (ou Configurações -> Atualização de firmware) no menu do Pronterface.

Por fim, o usuário Maurício Katayama tomou a iniciativa de criar um fórum para usuários de impressoras 3D da Metamáquina no endereço http://metamaquina.forumeiros.com/ É importante ressaltar que esta é uma iniciativa não oficial vinda da comunidade de usuários. Para suporte técnico oficial da Metamáquina sempre envie email para suporte@metamaquina.com.br depois de ter consultado a nossa documentação oficial em http://metamaquina.com.br/documentacao/

Felipe “Juca” Sanches
diretor de desenvolvimento
Metamáquina

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn

Metamáquina contrata – Técnico Comercial

Publicado em 21 de agosto de 2013

Filipe Moura, co-fundador da Metamáquina, sentado na fonte da vila da Casa da Cultura Digital segurando uma impressora 3D Metamáquina 2 no colo.

Você gosta de tecnologia, já entende um pouco sobre impressão 3D e idealmente até já tem uma impressora. Gosta de conversar, negociar e vender. Sim? Então a Metamáquina precisa de você!

Estamos em São Paulo, bem próximos ao metrô Marechal Deodoro, em uma vila fantástica, dentro da Casa da Cultura Digital.
Mais informações ou envio de seu CV por meio de rh@metamaquina.com.br
 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn

Festa de Lançamento da Metamáquina 2

Publicado em 15 de agosto de 2013

Venha comemorar conosco e conhecer a protagonista, no dia 15 de agosto, em um incrível espaço no coração da Vila Madalena. Música boa, drinks e a especialidade da casa como cortesia da Metamáquina!

Compareça a partir das 19h, no espaço Las Magrelas + oGangorra, na rua Mourato Coelho, 1344 – Vila Madalena – SP. Sinta-se à vontade para estender o convite a amigos que possam ter interesse em conhecer nossos produtos.

Visite nosso site e conheça mais sobre nosso novo produto!

Esperamos por você!!!

Metamáquina

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn

Relato de um Metamaquinista

Publicado em 13 de junho de 2013

Entrega da Impressora - Sanderson - Ribeirão Preto

“Me chamo Sanderson, 35 anos. Moro em Ribeirão Preto-SP.
Estou na lista de discussão RepRapBR desde Setembro/2012 sempre acompanhando as dicas e novidades, e com vontade de ir nos encontros, não fui por falta de tempo no dias marcados e minha ignorância no mundo das Printers 3D na prática.

Me interessei em ter uma impressora 3d desde quando vi os primeiros videos no youtube em 2009 e previsões que seu preço cairia de R$ 15.000,00 (a mais barata) a 3 a 4 mil reais nos próximos 3 anos. Segundo meus planos, que seria investir na área de entretenimento e minha irmã que já mexia com artesanato, esta máquina pouparia muito do que fazíamos a mão. Renasceram planos antigos abandonados diante das dificuldades.

Minha meta era esperar a minha hora e ter uma…”

Foto do celular - Metámaquina Funcionando - Julho/2012

Minha meta era esperar a minha hora e ter uma…

“Em uma viagem a São Paulo em Julho/2012 aproveitei e visitei a sede da Metamáquina e quando vi uma funcionar de perto senti que meu sonho de ter uma estava se aproximando.”

Calibradinha, com MDF cheirando novo

Calibradinha, com MDF cheirando novo.

“Agradeço a Felipe, Rodrigo, Filipe, Caio, Jardel, Mark da Metamáquina no empenho em me entregá-la montada.”

 

Máquina e acessórios. Legal né...

Máquina e acessórios. Legal né…

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn

Trabalhe na Metamáquina

Publicado em 2 de abril de 2013

Trabalhe na MetamáquinaA Metamáquina é a primeira empresa brasileira dedicada à impressão 3D de baixo custo. Somos uma empresa comprometida com a disseminação do conhecimento: todas as nossas máquinas são operadas por software livre e disponibilizamos para nossos clientes e para a comunidade todos os arquivos do projeto.

No mercado há pouco mais de um ano, começamos como o primeiro projeto de tecnologia financiado via crowdfunding no Brasil, fomos citados em diversos veículos de mídia e estamos próximos de lançar nosso segundo modelo de impressora 3D.

Nosso principal objetivo é empoderar qualquer um a criar coisas que antes só eram possíveis dentro da infraestrutura de uma instituição de pesquisa ou grande empresa. Se você se indentifica com este objetivo, continue lendo…

Estamos abrindo 3 vagas na nossa equipe de desenvolvimento para atuar em projeto de pesquisa financiado por agência governamental.

Você é motivado, possui alto nível de conhecimento técnico, é criativo e independente? Quer fazer parte do time de desenvolvimento de nossa nova geração de produtos inovadores? Então conheça nossas vagas:

Empresa: Metamáquina
Área: Pesquisa e desenvolvimento
Local: São Paulo, SP (região da Barra Funda, próximo ao metrô)
Carga horária: 40 horas semanais
Para candidatar-se: envie um parágrafo de apresentação para rh[arroba]metamaquina.com.br com o código da vaga no assunto e seu CV anexo (em formato ASCII ou PDF)

 

Desenvolvedor de software embarcado (código da vaga: TT4)

Perfil

Procuramos por um profissional criativo e independente para atuar em projeto de pesquisa e desenvolvimento financiado por agência governamental. O resultado desse projeto será o alicerce para a nossa nova geração de impressoras 3D de baixo custo. O candidato ideal gosta de escovar bits e não tem medo de depurar o código da libusb, sabe trabalhar independentemente, em um time com hierarquia pouco definida, e consegue lidar com um ritmo de trabalho bastante acelerado, típico de uma start-up.

Áreas de responsabilidade

  • Desenvolvimento de software embarcado e cliente desktop para impressoras 3D
  • Levantamento de requisitos

Qualificações necessárias

  • Graduado em engenharia de computação, ciência da computação, análise de sistemas ou áreas correlatas, com pelo menos dois anos de experiência após a graduação.
  • Experiência com o desenvolvimento de aplicações embarcadas e para desktop.
  • Conhecimento profundo das linguagens de programação Python e C/C++.
  • Conhecimento de sistemas de controle de versão distribuídos (Git, de preferência).

Qualificações desejáveis

  • Assembly (x86, ARM ou AVR)
  • Experiência com impressoras 3D
  • Experiência com impressoras 3D ou softwares de modelagem 3D, CAD ou processamento de imagens

Bônus

  • Conhecimento de protocolos de comunicação serial e códigos de correção de erros
  • Membro da comunidade RepRap
  • Contribuição para projetos de software livre ou hardware aberto

Bolsa auxílio
R$ 2.488,20 (já isento de impostos)

 

Desenvolvedor de software web/desktop (código da vaga: TT4)

Perfil

Procuramos por um profissional criativo e independente para atuar em projeto de pesquisa e desenvolvimento financiado por agência governamental. O resultado desse projeto será o alicerce para a nossa nova geração de impressoras 3D de baixo custo. O candidato ideal escreve qualquer coisa em Python com o pé nas costas e já ouviu falar em serviços federados, sabe trabalhar independentemente, em um time com hierarquia pouco definida, e consegue lidar com um ritmo de trabalho bastante acelerado, típico de uma start-up.

Áreas de responsabilidade

  • Planejamento de arquitetura para aplicação web integrada com o desktop
  • Levantamento de requisitos e desenvolvimento de software web distribuído

Qualificações necessárias

  • Graduado em engenharia de computação, ciência da computação, análise de sistemas ou áreas correlatas com pelo menos quatro anos de experiência após a graduação.
  • Experiência com arquitetura de aplicações para a web e projeto de bancos de dados
  • Conhecimento de bancos de dados (MySQL, PostgreSQL, SQLite), sistema operacional GNU/Linux e linguagem de programação Python (especialmente bibliotecas gráficas)
  • Conhecimento de sistemas de controle de versão distribuídos (Git, de preferência)
  • Habilidade para trabalhar independentemente em um time com hierarquia pouco definida
  • Habilidade para lidar com um ritmo de trabalho bastante acelerado, típico de uma start-up

Qualificações desejáveis

  • Capacidade de traduzir as demandas das equipes de relacionamento e suporte em melhorias no software que incrementem a experiência do usuário
  • Experiência com arquiteturas distribuídas e federadas
  • Experiência com JavaScript, HTML e CSS
  • Experiência com impressoras 3D ou softwares de modelagem 3D, CAD ou processamento de imagens

Bônus

  • Experiência com transposição de aplicações web para o desktop
  • Conhecimento de formatos gráficos vetoriais 2D e 3D
  • Membro da comunidade RepRap
  • Contribuição para projetos de software livre ou hardware aberto

Bolsa auxílio
R$ 2.488,20 (já isento de impostos)

 

Técnico em eletrônica/informática (código da vaga: TT2)

Perfil

Procuramos por um profissional criativo e independente para atuar em projeto de pesquisa e desenvolvimento financiado por agência governamental. O resultado desse projeto será o alicerce para a nossa nova geração de impressoras 3D de baixo custo. O candidato ideal já teve bastante contato e prática com eletrônica, sabe lidar com o sistema operacional GNU/Linux e sabe trabalhar independentemente, em um time com hierarquia pouco definida, e consegue lidar com um ritmo de trabalho bastante acelerado, típico de uma start-up.

Áreas de responsabilidade

  • Auxílio no planejamento e desenvolvimento do projeto
  • Tarefas básicas de eletrônica
  • Tarefas básicas de administração de sistemas

Qualificações necessárias

  • Aluno do último ano ou egresso do nível médio técnico, sem reprovações em seu histórico escolar e sem vínculo empregatício.
  • Conhecimento básico de eletrônica
  • Familiaridade com informática (suíte de escritório, internet)
  • Habilidade para trabalhar independentemente em um time com hierarquia pouco definida
  • Habilidade para lidar com um ritmo de trabalho bastante acelerado, típico de uma start-up

Qualificações desejáveis

  • Conhecimento básico de alguma linguagem de programação ou script (C, Python, Bash, Lisp)
  • Familiaridade com o sistema operacional GNU/Linux

Bônus

  • Conhecimento de aplicações de modelagem 3D
  • Membro da comunidade RepRap
  • Contribuição para projetos de software livre ou hardware aberto

Bolsa auxílio
R$ 703,20 (já isento de impostos)

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn

Suporte a impressão 3D no Blender

Publicado em 30 de março de 2013

A nova versão do Blender (v2.67), software livre de modelagem 3D, que será lançada na segunda metade de abril terá uma nova ferramenta especialmente focada em impressão 3D.

Dolf Veenvliet, funcionário da Blender Foundation, entidade que coordena o desenvolvimento do Blender, está produzindo um DVD de treinamento para apresentar conceitos de impressão 3D e as novas funcionalidades que ele e o time de desenvolvimento estão criando para a nova “3D printing toolbox”.

Saiba mais sobre a nova ferramenta no site BlenderNation.

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn